TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMDANNY PIMENTEL CLAROBraga, Farah Diba AbrantesHelou Neto, Nabih2022-07-132022-07-132021https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3742Esse relatório consiste em mostrar o que foi feito no projeto de Iniciação Científica do programa PIBIC Insper. O tema é marketing analítico, e o objetivo foi gerar conhecimento sobre o que faz uma pessoa se endividar e quais das consequências disso, com um foco maior no recorte brasileiro de baixa renda. O projeto foi feito por meio de uma parceria com um banco do setor, que forneceu as bases de dados necessárias para o estudo empírico. Depois de extensa revisão e trabalho de ciência de dados, foi possível chegar em conclusões sobre o perfil de cliente mais rentável ao banco e ao varejista, sem renunciar aos buracos na construção de políticas publicas voltadas para esse segmento. Os resultados econométricos são consistentes e indicam um perfil específico de cliente que se endivida mais, dessa maneira é possível trabalhar em cima dessas variáveis para melhorar a saúde financeira dessa parcela da população.26 p.DigitalPortuguêstomada de decisãotomada de decisão financeirarestrições financeiraspobrezacartão de crédito e débitoendividamentobaixa rendaescassez financeiraAntecedentes e consequências da tomada de decisão financeira pelas pessoas de baixa renda, o papel do marketing e as consequências para o bem-estar financeiroreportfinancial-decision-makingpovertyfinancial constraintscredit card and debtindebtednessscarcityfinancial scarcitylowincome