TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.Madalozzo, Regina CarlaSilva, Alexandre Meneghesso da2023-02-232023-02-232020https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5301No continente europeu, clubes de futebol são tratados como empresas, com profissionais qualificados em todos os cargos e podendo, em alguns casos, ter parte de seu capital aberto em mercado. Ao longo dos anos, os clubes brasileiros de futebol vêm procurando se profissionalizar e estabelecer gestões mais responsáveis e sustentáveis, tendo como exemplo os principais clubes europeus. Um clube de futebol pode possuir alguns ativos relevantes como o estádio, centro de treinamento, valor da marca, entre outros. Porém, o elemento mais importante está em seus jogadores. Isso porque é resultante do desempenho esportivos destes que um clube consegue alavancar suas receitas. Saber definir corretamente o preço de seu principal ativo é de suma importância para qualquer empresa. No caso dos clubes de futebol, entender quais são os fatores que interferem no valor final de um jogador se torna cada vez mais relevante para que estas instituições tenham gestões eficientes e uma melhor saúde financeira. É foco deste trabalho entender e determinar quais fatores impactam mais significantemente no preço dos jogadores da Série A do campeonato Brasileiro. Para isso, serão analisados fatores extra campo (como nacionalidade, idade, convocações para seleções nacionais, times, entre outros) e estatísticas de desempenho individuais (como número de gols, quantidade de assistências ou cartões recebidos). Serão analisados os dados de cerca de 300 jogadores, todos com mais de 1000 minutos jogados no campeonato brasileiro da Série A de 2019.38 p.DigitalPortuguêsPrecificaçãoValorAtletasFutebolMicroeconomiaPrecificação de jogadores de futebol: um estudo sobre os principais determinantes do valor de um atleta no Brasilbachelor thesisPricingValueAthletesAthletesMicroeconomics