Madalozzo, Regina CarlaBugarin, Rodolfo José de Araújo2021-09-132015-09-292021-09-132015-09-292013https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/792Educação financeira é um tema que vem sendo objeto de estudos desde a década de 90 nos países ocidentais. Programas de governo, inclusive no Brasil, têm sido estabelecidos para alfabetizar a população em finanças pessoais. O objetivo do presente trabalho é entender se educação financeira leva a decisões de investimentos e economias pessoais mais eficientes, ou seja, se os indivíduos que tiveram acesso à “educação financeira” de fato lidam melhor com suas finanças pessoais do que indivíduos que não tiveram este acesso. Para fazermos este trabalho, conduzimos uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário, via redes sociais, sobre educação financeira, situação patrimonial e renda e sobre decisões de investimento e dívidas. A nossa análise indicou que aquelas pessoas que possuem um maior grau de instrução financeira tem de fato um comportamento diferente (e mais positivo) com suas finanças pessoais: possuem menos dívidas, acumulam mais reservas financeiras e agem mais racionalmente diante de situações de risco.56 p.PortuguêsFinanças comportamentaisEducação financeiraConsumidorAlfabetização financeiraBehavioral economicsFinancial educationConsumerFinancial literacyO nível de educação financeira traz um comportamento e resultados diferentes?master thesis