Todos os documentos presentes nesta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.Luciana YeungFelipe Yamawaki Varoto2022-04-282022-04-282021https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3176Nos tempos atuais se faz cada vez mais necessário o contínuo movimento de inovação e progresso tanto técnico quanto tecnológico, sendo um dos frutos da Terceira Revolução Industrial iniciada em meados de 1950. Este estudo tem como objetivo mensurar os investimentos feitos pelo Brasil em educação, verificando seu real retorno e impacto, dessa forma foi atualizada como principal hipótese o investimento por aluno sendo comparável ao investimento em capital humano e seus desempenhos na prova do IDEB como meio de comparação com o progresso tecnológico. A partir disso foram coletados dados das bases do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e do SIOPE (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação), sendo dados que apresentam valores tanto no âmbito estatal quanto no âmbito nacional. Sendo geradas regressões com painel considerando efeito fixo, foram segmentados em basicamente três focos de estudos: o impacto do investimento considerando todo o país, a influência do investimento por categoria escolar e pôr fim à influência no investimento pela macrorregião brasileira. Tendo realizado as análises quantitativas e qualitativas foi verificado que o direcionamento que é feito o investimento em educação tem impacto direto em seu impacto, ou seja, investir o mesmo montante em ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio apresentam impactos diferentes. Assim como diferentes regiões e estados apresentam magnitudes de respostas diferentes a um mesmo estimulo financeiro; dessa forma é concluído ao final do estudo que o planejamento de como será feito o investimento e onde será feito tem grande impacto na resposta obtida e esperada no desempenho escolar, futuramente podendo corresponder ao progresso tecnológico.30 p.DigitalPortuguêsImpactos na EducaçãoInvestimento por AlunoQualidade da EducaçãoA Relevância do Planejamento do Investimento em Educaçãobachelor thesisImpacts on EducationInvestments per StudentQuality of Education