TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMSoares, Luciano PereiraRocha, Henry FurquimBraga, Gustavo BeltrãoBraga, Pedro Luiz da CostaEller, Vitor Grando2022-07-032022-07-032021https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3722Um desafio em realidade aumentada sem marcadores é posicionar objetos virtuais relativos a um local físico de forma que esses objetos fiquem estáveis, na mesma posição absoluta e que depois também possam ser reposicionados de forma remota. Este projeto se insere nesse contexto, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma que possibilite a edição remota de cenários de realidade aumentada referenciados em um espaço previamente digitalizado por uma Nuvem de Pontos. A edição de ambientes permite adicionar novos objetos virtuais em um contexto de espaço físico previamente escaneado, viabilizando uma nova experiência para o usuário que está interagindo em realidade aumentada. Para isso, foi desenvolvido um protótipo funcional de aplicação mobile que permite a visualização dos ambientes editados em Realidade Aumentada em smartphones genéricos. Testes e simulações mostraram a viabilidade da solução proposta apresentando precisão. Um modelo de negócios unindo as ferramentas criadas foi criado, explorando possibilidades de negócio da solução.64 p.DigitalPortuguêsrealidade aumentadaLiDARSpacial ComputingPoint Cloud DataSpatial Ambient Editorbachelor thesis