TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.Oliveira, Louis José Pacheco deParolin, João Pedro Frega Ricca2022-07-022022-07-022019https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3603A ordem mundial contemporânea solidificou-se conforme o fenômeno da globalização e os adventos tecnológicos associados, alterando a dinâmica de comunicação e a forma como sociedades fazem negócios. A fronteiras se estreitaram, e a diversidade cultural, implícita na complexidade das negociações, passou a ser uma característica indispensável para que indivíduos, empresas e governos pudessem se posicionar conforme suas expectativas e objetivos. Observando estes aspectos que caracterizam o mundo contemporâneo, a presente pesquisa procura analisar como, na esfera das relações comerciais as negociações são efetivadas. Para tanto, estima-se aqui a distribuição dos países com relação aos conceitos de alto e baixo contexto, usando a cultura como instrumento para uma negociação com orientação que considera a questão da diferença cultural. Ainda, procurando observar como os indivíduos agem ou percebem seu escopo de negócios, empregamos aqui um questionário que calculou distribuições de contexto a partir de 4 dimensões baseadas em Hall (1976) e estudos subsequentes para países e regiões do mundo. Sendo assim, os resultados, em geral, foram consistentes com a teoria geral sobre negociação cultural, porém sugerindo alterações advindas da globalização e ondas tecnológicas.44 p.FísicoPortuguêsNegociaçãoCulturaGlobalizaçãoMulticulturalismoContextoInternacionalNegociações interculturais: contextos e cultura organizacional globalizadabachelor thesisNegotiationCultureGlobalizationMulticulturalismContextInternational