ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZOCosta, Henrique Alvares2021-02-062021-09-1320202021-02-062021-09-132020202020202020https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2663Este artigo estuda alguns determinantes da evasão no ensino superior brasileiro. Ele aborda o impacto que ser calouro, estar estudando em ensino a distância, matricularse nas disciplinas CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenheiro e Matemática) e ter ajuda financeira possuem nas taxas de abandono escolar, com foco no setor privado. Com um banco de dados de 1.662.846 registros e 13 variáveis (incluindo a variável dependente), e usando Regressão Logística, ele conclui que Ensino a Distância, ser um calouro e ter acesso a financiamento estudantil, afetam significativamente as taxas de evasão (onde o primeiro aumenta as chances de abandono, enquanto os outros as diminuem). Embora o CTEM também influencie a evasão, o impacto não é relevante.47p.InglêsTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.EvasionLogistic RegressionBrazilTertiary EducationPrivate SectorAttritionDrop-outEvasãoRegressão LogísticaBrasilEducação TerciáriaSetor PrivadoAtritoDesistênciaDeterminant factors of evasion in Brazilian’s private higher education institutesmaster thesis