O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.Boscov, Camila PereiraMacêdo, Daniel de Mello Lula2022-11-172022-11-172020https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4738O crescente fluxo de pessoas pelo modal aéreo é realidade em um mundo cada vez mais globalizado. Com isso, eleva-se também a importância da infraestrutura que cerca esse meio de transporte. Também em discussão na sociedade brasileira atualmente, está a possibilidade de privatização de grande parte da infraestrutura do país, incluindo as empresas aeroportuárias. O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorâma de como se da a gestão dessas empresas no mundo e como se deu historicamente no Brasil, bem como entender quais são os impactos da privatização de aeroportos nos quesitos de desempenho operacional, na qualidade do serviço e no desempenho econômico-financeiro dessas instituições. Para isso, foram analisados dados de Demonstrativos Financeiros, base de dados da ANAC e também do Ministério da Infraestrutura, utilizados para construir indicadores financeiros e também específicos do setor, a serem comparados. A comparação feita foi entre a Infraero, empresa estatal de administração de aeroportos, e 4 aeroportos que são hoje controlados pela iniciativa privada, sendo eles os aeroportos de Guarulhos, Confins, Galeão e Viracopos. Conclui-se que há indícios de melhora operacional nos aeroportos pós privatização, além da qualidade do serviço também melhorar. Apesar disso, como não temos uma amostra de aeroportos privatizados de número relevante no país, é necessário o entendimento caso a caso, e também futuros estudos analisando o mesmo contexto, mas quando o país possuir uma quantidade maior de aeroportos privatizados, como é a tendência para os próximos anos.29 p.DigitalPortuguêsAeroportosPrivatizaçãoDesempenhoAnálise comparativa entre a Infraero e aeroportos privatizadosbachelor thesisAirportsPrivatizationPerformance