TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.Ayres, Fábio JoséEller, Vinicius Grando2023-03-182023-03-182022https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5406Um desafio que compositores enfrentam em suas carreiras, é o processo criativo para iniciar uma obra. Por meio de aprendizado profundo, este projeto tem como objetivo construir um modelo que seja capaz de gerar músicas, a partir de uma base de dados composta por um ritmo específico, possibilitando uma solução para o problema dos compositores. Com este propósito, o trabalho apresenta o necessário sobre teoria musical, para o fácil entendimento dos possíveis formatos de armazenamento e representação de arquivos digitais de áudio, o que resulta no uso do formato MIDI e sua conversão para a representação piano roll, que é facilmente vetorizada. O estudo tem sua fundação em duas bases de dados de estilos diferentes, uma composta por músicas do videogame gameboy, enquanto a outra base de dados é integralmente de músicas clássicas de um único compositor, Johann Sebastian Bach. Como existem diversos modelos que podem gerar música e o objetivo não é realizar um resumo, a análise será feita utilizando apenas duas classes diferentes de autoencoders: stacked e variational, além de desenvolver um modelo baseado em redes convolucionais. O encerramento do estudo comprova que é possível gerar musicais que respeitam a teoria musical, também sendo agradáveis ao ouvido humano. Sendo assim, a tecnologia pode ser futuramente utilizada para inovar o ramo musical, por meio da criação de novas obras ou pela quebra de momentos de dificuldade no processo criativo de um compositor.DigitalPortuguêsautoencoderAprendizado ProfundoMIDIgeração de músicapiano rollConstrução de modelo de geração de música com Deep LearningreportautoencodersDeep LearningMIDImusic generationpiano roll