TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.Tanajura, Ana Paula M.SANDRO CABRAL2022-10-192022-10-192011https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4337O planejamento de vendas e operações, também conhecido como Sales and Operation Planning (S&OP), é um processo de planejamento agregado que ocorre num horizonte de tempo de um a dois anos e que tem por meta compatibilizar os níveis de serviço ao cliente, com uma gestão adequada dos ativos e dos custos da organização. No presente trabalho buscou-se analisar o funcionamento do S&OP numa indústria petroquímica de grande porte e relacioná-lo com os aspectos preconizados na literatura. Por meio de entrevistas com os funcionários da empresa e de análise documental, o estudo de caso revelou que o S&OP contribuiu para a construção de um ambiente multidisciplinar para a tomada de decisão; para a redução da assimetria de informações entre as áreas da empresa e para a ampliação do envolvimento dos membros da empresa, na tentativa de seguir um único plano, reconhecido e pactuado como a melhor alternativa para a organização. Constatou-se também que, diferentemente das proposições teóricas, o S&OP na empresa em tela incorpora rotinas de programação detalhada da produção, revelando um aspecto de natureza mais operacional em detrimento de uma orientação tática.p. 55-67DigitalPortuguêsPlanejamento de vendas e operaçõesPlanejamento agregadoPlanejamento de vendas e operações (S&OP) em uma empresa petroquímicaSales and operations planning (S&OP) in a petrochemical companyjournal article21