TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMKomatsu, Bruno KawaokaNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOGandra, Pedro Jose Correa e Castro2023-12-132023-12-132020https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6186Neste artigo, investigamos se a expansão do Ensino Superior no Brasil no começo do século XXI afetou o PIB per capita de seus municípios. Nós aplicamos diferentes modelos econômicos em um painel de dados de 5559 municípios entre 2002 e 2017. Nossos resultados mostram que dobrar o número de recém-graduados em um município causa um aumento de aproximadamente 0.4% do PIB per capita três anos depois. Verificamos que a política de cotas e o ProUni (uma política pública que oferece bolsas de estudo em universidades privadas) geram ganhos de produtividade aos municípios, do mesmo modo que instituições privadas de Ensino Superior. O impacto no PIB também foi positivo para cursos nas áreas de Ciências Sociais, Negócios, Direito, Engenharia, Produção, Construção, Ciências, Matemática, Computação e Serviços.19 p.DigitalInglêsEconomia da EducaçãoEnsino SuperiorPIB per capitaMunicípiosPainel.Higher Education and GDP Per Capita in the Brazilian MunicipalitiesPolicy PaperEducational EconomicsHigher EducationGDP Per CapitaMunicipalitiesPanel Data