O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.EDUARDO CORREIA DE SOUZAMenezes Filho, Naercio2022-10-192022-10-1920202237-2091https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4330Neste artigo, procuramos entender melhor a relação entre a alocação ótima dos investimentos em educação pelos estados brasileiros e o crescimento econômico desses estados, inspirados pelo modelo de Aghion et al. (2005). Os resultados mostram que, embora os gastos educacionais não tenham impacto significativo sobre o crescimento, a qualidade do ensino médio tem impacto positivo para os estados brasileiros mais próximos à fronteira de renda. Nossas estimativas indicam que a qualidade do ensino médio se torna mais importante do que o a do ensino fundamental para os estados com renda per capita maior ou igual a 60% da fronteira.p. 31-56DigitalPortuguêsconvergência de renda dos estados brasileirosalocação dos gastos em educaçãoqualidade da educaçãodistância à fronteiraO impacto do gasto público e da qualidade por nível de ensino sobre o crescimento da renda dos estados brasileirosThe impact of public expenditure and quality by educational stage on brazilian states’ per capita income growthjournal articleBrazilian States’ income convergenceeducational expenditures allocationquality of educationdistance to frontier250