Andrade, Eduardo de CarvalhoPêgas, Thiago Rodrigues2021-09-132021-05-232021-09-1320132021-05-2320132013https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2833A competição por alunos no mercado de ensino superior brasileiro é uma realidade e o crescimento da oferta de vagas nas instituições de ensino superior privadas tem sido maior que o crescimento do número de alunos matriculados aumentando, ainda, mais a competição por alunos. O objetivo deste trabalho é estudar a influência dos fatores produtivos na demanda por cursos de engenharia no Estado de São Paulo, para dar subsídios às decisões estratégicas dos administradores de instituições de ensino superior. Considera-se que cada aluno matriculado em determinado curso, também é um fator produtivo e seu perfil, empenho e capacidade anterior ao início e durante o curso, podem influenciar o processo de escolha por outros potenciais alunos que tenham interesse em ingressar no ensino superior. Os resultados preliminares indicam que o preço, a qualidade dos alunos matriculados, quantidade de professores doutores e a classificação do Guia do Estudante são importantes para determinação do market share de um curso de engenharia.55 p.PortuguêsEnsino superior; Demanda por alunos; Market share; Peer effect.Higher education; Demand for students; Market share; Peer effectDeterminação dos fatores relevantes para os alunos na escolha de um curso de engenhariamaster thesis