GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRODrumond, Lucas Wanderley2021-09-132019-07-062021-09-1320182019-07-0620182018https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2205À medida que o comércio eletrônico se consolida como um importante canal de venda de produtos e serviços, a Internet é usada não apenas por revendedores exclusivamente online e por varejistas tradicionais que possuem operações e-commerce, mas também pelas próprias empresas fabricantes. Este artigo analisa o posicionamento de preços dos Canais de Venda Direta ao Consumidor (D2C), comparando-o com o posicionamento dos outros intermediários que atuam no mercado. O objetivo específico é identificar o comportamento de preços do D2C em relação aos varejistas tradicionais físicos e online à luz da influência regional e das marcas. O mercado de Eletrodomésticos da Linha Branca foi selecionado para este estudo, que analisa uma amostra de mais de 60.000 observações de preços para refrigeradores, fogões e máquinas de lavar roupas ao longo de seis meses de 2017, no mercado brasileiro. O estudo encontra evidências que a competitividade regional é importante para a diferenciação de preços nos canais, assim como as marcas apresentam propensões diferentes para competir com seus intermediários no mercado.37 p.PortuguêsE-commerce; Precificação; Mercado Eletrônico; Eletrodomésticos;O papel do D2C na competição de preços no varejo: evidências do mercado de linha branca brasileiromaster thesis