TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMSERGIO PINHEIRO FIRPOFrança, MichaelPortella, Alysson2024-01-042024-01-042022https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6287Este relatório apresenta os principais resultados referentes ao Índice de Equilı́brio Racial (IER), desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Raciais do Insper em parceria com a Folha de São Paulo. O Índice avalia o equilı́brio da representação racial no Brasil tem três componentes: Renda, Educação e Longevidade, agregando essas três dimensões em um ı́ndice composto, o IER. A análise inclui os anos de 2001 até 2021, incluindo os nı́veis nacional, regional e estadual. Os resultados mostram grandes avanços na dimensão da Educação, uma certa estagnação na dimensão da Renda, e aumento das desigualdades raciais na dimensão Longevidade. O IER como um todo mostra avanço lento, sendo necessário mais de 100 anos para atingirmos o equilı́brio racial. Além do IER, também apresentamos resultados mais detalhados para educação, incluindo desequilı́brios raciais no Ensino Fundamental (EF) completo e incompleto e Ensino Médio completo. Também avaliamos o equilı́brio em relação a matriculas totais e nas séries adequadas ao longo da infância e juventude. O atraso escolar já surge nos primeiros anos do EF e cresce muito na passagem do EM para a fase universitária. Porém, houveram ganhos nas últimas duas décadas em todas essas dimensões.45 p.DigitalPortuguêsRelatório de Equilíbrio RacialDiscussion Paper13