SANDRO CABRALNardi, Leandro2021-04-182021-09-1320212021-04-182021-09-1320212021https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2798Nas últimas décadas, empresas têm sido intimadas a se engajar ativamente em questões ligadas ao desenvolvimento social e sustentável, um fenômeno extensivamente estudado por pesquisadores nas áreas de Estratégia e e Administração. Em quatro capítulos independentes, esta tese examina diversas dessas estratégias orientadas a impacto––i.e., ações estratégicas por meio das quais firmas buscam beneficiar stakeholders, comunidades ou a sociedade como um todo, ao mesmo tempo em que criam valor econômico para seus acionistas. O Capítulo Um examina um dilema encontrado em contextos em que os beneficiários de estratégias orientadas a impacto enfrentam limitações de recursos heterogêneas. O Capítulo Dois adota a perspectiva de corporações que implementam iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e discute como a unicidade das estratégias de RSC influencia os ganhos econômico-financeiros obtidos com essas estratégias. O Capítulo Três examina, teoricamente, se a existência de prêmios por RSC impacta o tipo de iniciativa de RSC escolhido pelas firmas: substantiva ou simbólica . Por fim, o Capítulo Quatro estuda uma estratégia orientada a impacto utilizada por empresas que buscam servir clientes de comunidades na base da pirâmide: parcerias com empreededores que operam nessas comunidades. Coletivamente, os quatro estudos que compõem esta dissertação contribuem para diversas linhas de pesquisa em Estratégia e Administração, incluindo as literaturas em impacto social e redução da pobreza, RSC estratégica, ação socio-ambiental simbólica e substantiva, e gestão de stakeholders.190 f.InglêsCSR, value creation, social impact, base-of-the-pyramid, stakeholder strategyRSC, criação de valor, impacto social, base da pirâmide, gestão de stakeholdersThe Rise of Impact-Oriented Strategies: Value Creation and Socio-Environmental Firm-Level Goalsdoctoral thesis