Islam, GaziCarvalho, Adriana Quadros Brant De2021-09-132016-05-032021-09-1320152016-05-0320152015https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1321As relações de mentoring impactam positivamente o desenvolvimento da liderança. A fim de fomentar esses relacionamentos para mais lideres, as organizações têm investido em programas formais de mentoring. Por meio das narrativas individuais das duplas mentor-mentee, neste estudo são investigados os programas formais internos e suas contribuições no desenvolvimento rumo a liderança. Mediante a aplicação de pesquisa qualitativa, conclui-se que a maneira como cada indivíduo participante entende o conceito de mentoring e suas experiências anteriores moldam o tipo de relacionamento a ser estabelecido, a importância da afinidade entre os participantes, e que os programas e processo de formação das duplas muitas vezes são subestimados pelos programas. Identificou-se que os mentores têm dificuldade em exercer o papel de sponsor. Por último, conclui-se que a maioria dos relacionamentos ainda está na fase de cultivo quando do termino do programa e são mais formais. Os resultados oferecem novos insights para melhorar os programas de mentoring e contribuem para preencher a lacuna de falta de estudos empíricos sobre os programas formais.54 p.PortuguêsTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMMentoringDesenvolvimento de recursos humanosRelacionamentos mentor-menteeHuman resource developmentMentor-mentee relationshipProgramas Formais de Mentoring no Brasil: uma investigação dos relacionamentosmaster thesis