TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMNakagawa, Marcelo HiroshiMartins, Lucas Ávila2023-05-302023-05-302022https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5652O processo de investimento em novas empresas por firmas já estabelecidas, conhecido como Corporate Venture Capital (CVC) demonstra-se cada vez mais relevante no ambiente de negócios. Nesse sentido, observa-se o crescimento dessa prática em diferentes regiões do mundo se deve a constante necessidade de inovação das empresas de forma a manter suas vantagens competitivas e comparativas no longo prazo. No entanto, nota-se que a literatura atual sobre o tema é escassa, em particular ao considerar estudos do caso brasileiro, visto a intensificação apenas recente desse processo e a dificuldade na obtenção dos dados. Dessa forma, pouco se entende como a prática de Corporate Venture impactam as empresas e as startups no Brasil, especialmente em relação a contribuição na inovação. Neste sentido, este estudo busca entender o processo de investimento em CVC e avaliar como isso é estruturado dentro de uma organização, por meio de uma análise do caso do Magazine Luiza, que se posicionava como a maior varejista em valor de mercado no final de 2021. Dessa forma, busca-se observar quais resultados os investimentos trouxeram para a empresa analisada e como ela desempenhou frente aos seus concorrentes. Esse caso foi escolhido dada a posição da empresa como referência no mercado no quesito de inovação, sendo então um possível benchmark para os demais players e para empresas de outras indústrias.39 p.DigitalPortuguêsCorporate Venture CapitalInovaçãoStartupsEmpresas VarejistasTecnologiaAquisiçõesInovação por meio de Corporate Venture Capital: Estudo de Caso do Magazine Luizabachelor thesisCorporate Venture CapitalInovationStartupsRetail CompaniesTecnologyAcquisitions