NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOPietro, Tassyo Clemente De2021-09-132015-09-112021-09-132015-09-112014https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/687Este estudo utiliza dados do INAF Brasil (Indice de Alfabetismo Funcional) de 2001 a 2011 para examinar o impacto da educação e da renda sobre o nível de alfabetismo funcional dos indivíduos, através de um modelo em pseudo-painel. Os resultados revelamque o nível educacional da mãe tem impacto significativo na determinação do grau de alfabetismo funcional, porém seu efeito é reduzido ao incluirmos a escolaridade do prório entrevistado no modelo. Essa informação se mostra esssencial, contribuindo de forma considerável para a explicação da variabilidade dos scores de alfabetismofuncional do INAp. O estudo ainda conclui que a influência da educação dos paissobre o alfabetismo é indireta, uma vez que ela se dá pela escolaridade atingida pelo indivíduo.31p.PortuguêsAnalfabetismo funcionalAlfabetismoInafPseudo-painelEducaçãoFunctional illiteracyliteracyPseudo panelEducationAnalbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painelmaster thesis