NAERCIO AQUINO MENEZES FILHONascimento, Gabrielle Rebouças2025-06-172023https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7835Este estudo tem como objetivo analisar o impacto do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no desempenho acadêmico dos estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para tanto, é utilizado o método de pareamento por escore de propensão com diferentes especificações de grupo de controle, sendo estes formados com base nos estudantes inscritos no edital de seleção dos auxílios do PNAES. O resultado das estimações aponta para um efeito não significante estatisticamente de receber auxílios do PNAES sobre o desempenho acadêmico dos alunos da UFBA nos primeiros períodos de estudo. Os achados vão na contramão da literatura que avaliou o programa em outros contextos e, assim, abrem margem para questionamentos sobre a eficácia do PNAES em alcançar o seu propósito e sobre uma possível necessidade de aprimoramento do programa para garantir a permanência e o sucesso acadêmico de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.This study aims to analyze the impact of the National Student Assistance Program (PNAES) on the academic performance of students at the Federal University of Bahia (UFBA). To this end, the propensity score matching method is used with different control group specifications, these being formed based on the students who applied for PNAES financial aid. The estimation results indicate a statistically non-significant effect of receiving PNAES aid on the academic performance of UFBA students in the early periods of study. The findings contradict the literature that evaluated the program in other contexts, thereby raising questions about the effectiveness of PNAES in achieving its purpose and about a possible need for program improvement to ensure the retention and academic success of students in situations of socioeconomic vulnerability.Digital41 p.PortuguêsAvaliação de ImpactoPrograma Nacional de Assistência EstudantilDesempenho AcadêmicoPermanênciaEnsino SuperiorImpact EvaluationNational Student Assistance ProgramAcademic PerformanceRetentionHigher EducationAvaliação de impacto do PNAES: Uma Análise Para A Universidade Federal Da Bahia (UFBA)master thesis