TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMSassaki, Alex HayatoDi Pietra, Giovanni Avila CardosoNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOKomatsu, Bruno Kawaoka2023-12-182023-12-182018https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6224Este artigo procura explicar o desempenho comparativamente baixo do Brasil no PISA de 2015. Em primeiro lugar, nós mostramos que os alunos brasileiros têm uma forte queda de desempenho ao longo da prova, assim como outros países latino-americanos. Além disso, nossos resultados mostram que o decaimento dos alunos brasileiros se deve principalmente à falta de conhecimento e habilidades para responder a prova, uma vez que eles gastam muito tempo nas primeiras questões e não alcançam as últimas. Na segunda parte da prova, depois de um breve intervalo, o desempenho melhora um pouco, o que indica que parte do mal desempenho do Brasil parece ser também devido à falta de habilidades para fazer provas como a do PISA. Assim, a posição ruim do Brasil é explicada essencialmente pela dificuldade em resolver as questões iniciais24 p.DigitalPortuguêsHabilidades socioemocionaishabilidades cognitivasPISADesigualdadePor que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no ExamePolicy PaperSocioemotional skillsCognitive skillsPISAInequality