Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.Menezes Filho, Naercio ArquinoCricci, Bruna Dominici2019-02-212021-09-1320182019-02-212021-09-1320182018https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1835A educação é um fator relevante para o desenvolvimento econômico e social de um país, bem como para a redução de sua desigualdade. O Brasil possui como um dos seus maiores desafios a melhora do sistema educacional, com isso políticas públicas vêm sendo implementadas em busca desse desenvolvimento. O presente trabalho tem por objetivo investigar a política de bonificação para professores do Estado de São Paulo, criada em 2008, de modo a compreender se os alunos paulistas têm um desempenho melhor na prova que vale bônus para o professor, a Prova do SARESP (“high stake exam”), quando comparado com a Prova Brasil (“low stake exam”). Os métodos utilizados foram “Diferenças em Diferenças”, Mínimos Quadrados Ordinários e Regressão Quantílica. Os resultados permitem concluir que as escolas com pior desempenho nas provas tiveram 7,76 pontos, na escala SAEB, na nota do SARESP a mais do que o crescimento das respectivas notas na Prova Brasil; nas escolas da mediana o desempenho também é maior no “high stake exam”, mas a discrepância entre as notas é considerada pequena; já nas escolas com as melhores notas, o desempenho foi maior na Prova Brasil após a introdução do bônus.36 f.PortuguêsEconomia. Educação. Diferenças em diferenças. Política de bônus. Regressão Quatílica.A política de bônus do Estado de São Paulo mudou o desempenho dos alunos na prova do SARESP e na prova Brasil?bachelor thesis