Brito, Ricardo Dias De OliveiraArnaut, Diego De Moura2021-09-132021-04-162021-09-1320182021-04-1620182018https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2754Utilizando uma base de notícias construída a partir de conteúdo aberto e disponível na internet, realizou-se a quantificação do sentimento de publicações relacionadas a Eike Batista e OGX a partir de um algoritmo de avaliação textual comercializado pelo Google. O objetivo inicial estabelecido como motivador para a análise era responder às seguintes perguntas: existe relação entre a variável sentimento e o log-retorno de OGXP3 em bolsa, de forma que seja possível obter ganhos anormais? Publicações relacionadas a fortuna, estilo de vida, ganhos ou perdas de Eike Batista tiveram influência nos preços de OGXP3? Analisando o período correspondente ao IPO da empresa, em 2008, até sua mudança de nome, em 2017 foram obtidos resultados cujas evidências indicam que o sentimento relacionado a publicações sobre OGX, realizadas em t-1, contribuem sim para a explicação da variação de seu preço em t. Além disso, também foi possível verificar a capacidade de explicação do sentimento relacionado a Eike em relação a OGX, durante o período em que permaneceu à frente da organização (até 2014) – o que sugere influência indireta das publicações sobre Eike nos preços de negociação de OGXP3. Por fim, verificou-se também evidências que o sentimento relacionado a OGX tem capacidade de explicação da variação do volume de negociação.40 p.PortuguêsTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMInvestor sentiment, financial news media, content analysis, efficient marketsSentimento dos investidores, notícias financeiras, análise de conteúdo, mercados eficientesEm busca de ouro: é possível arbitrar o preço de ações utilizando algoritmos de processamento de notícias?master thesis