Bachur, João PauloSilva, Bartholomeu Eneias Gomes da2022-06-302022-06-3020202020https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3351O presente trabalho analisa o caso de sucesso do sistema educacional da província de Ontário e busca entender quais seus pontos fortes e fracos na perspectiva da coordenação de políticas e, principalmente, na relação com o governo federal e com outros entes federativos. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e de dados oficiais, além de uma entrevista com Mary Jean Gallagher, antiga vice-ministra de educação da província de Ontário. A partir das informações levantadas, buscou-se realizar uma análise pormenorizada das características principais do sistema educacional de Ontário, mapeando stakeholders, estruturas e formas de organização, de forma a identificar lições para o modelo educacional brasileiro. Embora existam muitas diferenças entre a realidade brasileira e a canadense, Ontário mostra-se como um estudo de caso interessante, tanto pela sua história de território colonizado, bem como a grande diversidade representada pelo elevado número de imigrantes e os desafios que a província enfrenta no que tange à oferta de uma educação de qualidade para todos. A partir de um estudo detalhado do sistema e dos principais aspectos apontados por especialistas como essenciais para o sucesso dos resultados educacionais em Ontário, buscou-se identificar caminhos possíveis e inspirações para o modelo educacional brasileiro.PortuguêsTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.FederalismoEducaçãoAutonomiaDescentralizaçãoCoordenação de Políticas PúblicasCanadáOntárioFederalismEducationAutonomyDecentralizationPublic Policy CoordinationO modelo federalista canadense e a coordenação de políticas públicas de educação na província de Ontáriobachelor thesis