Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.SANDRO CABRALMegid, Juliana Mancinelli2019-04-262021-09-1320172019-04-262021-09-1320172017https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2072Ao longo das duas últimas décadas, o número de vagas em Instituições de Ensino Superior (IES) aumentou consideravelmente, principalmente devido à expansão da participação privada no setor educacional, aliada a programas governamentais que tinham como objetivo promover o acesso ao ensino superior. Se por um lado, o setor privado preencheu uma demanda por cursos de nível superior que não era suprida pelo poder público, por outro, é preciso ficar atento às prioridades das IES privadas - privilegiar a rentabilidade pode fazer com que essas empresas deixem em segundo plano a questão da qualidade. Dessa forma, este estudo teve como objetivo investigar se existem, na prática, diferenças entre o desempenho das IES que priorizam a lucratividade das demais. A medição do desempenho se deu por meio dos Indicadores de Qualidade, divulgados anualmente pelo MEC/Inep – mais especificamente, pelo Conceito Enade, Conceito Preliminar de Cursos e Índice Geral de Cursos. Finalmente, por meio dos testes de comparação de médias entre as IES, foi possível observar que as que priorizam a rentabilidade apresentaram, de fato, pior desempenho nos indicadores de qualidade do que as demais no ano de 2014.38 f.PortuguêsInstituições de Ensino Superior. Qualidade. PrivatizaçãoA privatização do ensino superior brasileiro e o efeito nos indicadores de qualidade educacionaisbachelor thesis