TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMFerreira, Maria Julia de BarrosNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOKomatsu, Bruno Kawaoka2023-12-182023-12-182017https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6234Esse texto tem como objetivo investigar o descompasso entre o crescimento da produti vidade e da escolaridade no Brasil. Especificamente, são estudadas as relações entre o crescimento do percentual de concluintes do ensino médio e superior e o crescimento da produtividade (valor agregado por trabalhador), salário médio e renda per capita a nível municipal entre 2000 e 2010. Para isso, utilizamos dados dos Censos Demográficos e as contas regionais desses anos. Os resultados obtidos mostram uma aparente correlação negativa entre a produtividade e a escolaridade, que pode ser justificada pela união de três constatações: (1) os municípios mais pobres ou menos produtivos inicialmente foram os que tiveram o maior aumento de produtividade, salário médio e renda per capita; (2) os municípios mais escolarizados foram aqueles que tiveram o maior crescimento no per centual de concluintes do ensino médio e, especialmente, do superior e (3) os municípios inicialmente mais ricos ou produtivos são aqueles cujo percentual de concluintes do en sino médio e superior são mais altos. Assim, considerando constante o nível inicial da produtividade, do salário médio e da renda per capita, de forma a controlar os seus efeitos sobre os resultados, as correlações se tornaram positivas para o crescimento dessas três variáveis e os dois níveis de escolaridade. Portanto, conclui-se que, o nível de educação relaciona-se positivamente com a produtividade.21 p.DigitalPortuguêscrescimentoprodutividadesalário médiorenda per capitaensino médioensino superiorProdutividade e Educação nos Municípios BrasileirosPolicy Paper