Moita, Rodrigo Menon SimoesMadeira, Breno Lage2021-09-132015-09-282021-09-132015-09-282013https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/779Sites de busca são hoje as principais ferramentas utilizadas pelos usuários para navegarem na internet. A oferta destas ferramentas é bastante grande, todas oferecidas a custo zero para o consumidor, entretanto mais de 94% dos usuários brasileiros optaram por utilizar a ferramenta oferecida pela empresa Google, no período de 12 semanas, terminadas em 11 de fevereiro de 2012. O objetivo deste trabalho foi o de identificar se a preferência do consumidor pela utilização dos serviços de busca do Google tem origem em algum serviço prestado com desempenho superior nos dias de hoje ou se deve a outros aspectos. Para cumprir este objetivo foi realizado um experimento com 36 pessoas, divididas em quatro grupos, que continham elementos de pesquisa conhecidos como teste às cegas e leilões fechados de primeiro preço, testando os três principais buscadores do mercado. Os resultados demonstraram que: (i) não há indícios que haja diferença de desempenho entre os três principais buscadores do mercado; (ii) o consumidor não atribui valor diferente a cada um dos buscadores quando estes não são identificados por seus nomes, entretanto atribui valor superior à ferramenta Google, quando este é identificado pelo nome. Com base nos resultados, chegou-se à conclusão de que o valor superior atribuído à ferramenta Google não tem origem em desempenho superior atual, mas sim em algum outro fator e de que o Google é valorizado pelos consumidores 2,69 vezes acima do Yahoo! e 15,97 vezes acima do Bing.49 p.PortuguêsTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.BuscadoresPreferência do ConsumidorEconomia de RedeValor de buscadorSearch enginesConsumer preferenceNetwork economySearch engine valueA preferência do consumidor na escolha da ferramenta de busca na internetmaster thesis