Barbosa, GerrioDuque, DanielFerreira, FranciscoFrança, Michael2024-10-242024-10-242024https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7177Esta nota técnica apresenta algumas estatísticas relacionadas a falta de informação na autodeclaração de cor/raça nos principais repositórios de dados educacionais no Brasil: Saeb, Censo Escolar e ENEM. No Saeb, a ausência de autodeclaração parece estar mais relacionada a não realização do exame do que a vontade dos alunos em declarar sua cor/raça. No Censo Escolar, há uma proporção maior de estudantes não classificados racialmente, sendo sugerido que as informações raciais do Saeb, especialmente para os 5º e 9º anos do EF, sejam mais confiáveis. Quanto ao ENEM, a transição para inscrições online a partir de 2010 reduziu significativamente os dados ausentes, destacando a eficácia do formato online. Assim, recomenda-se que o Saeb e o Censo Escolar também adotem o preenchimento online do questionário para melhorar a qualidade dos dados e das pesquisas.Digital13 p.PortuguêsDesafios na Coleta de Dados Raciais na Educação BrasileiraDiscussion Paper