TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMVasconcelos, Natália Pires deHsia, Pedro Murgel2023-02-242023-02-242021https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5306O presente trabalho é um instrumento de conclusão de curso do Programa Avançado em Gestão Pública do Insper. O estudo objetiva compreender as motivações iniciais para que a colaboração intermunicipal em educação aconteça, bem como os fatores que mantém essas iniciativas coesas. Pretende-se, a partir de revisão de literatura e da sistematização de experiências reais, contribuir para que outras iniciativas possam surgir e apoiar o campo de estudo de colaboração intermunicipal em educação. Partindo de revisão de literatura, apreende-se que a colaboração intermunicipal em educação no Brasil, embora recente, possui arranjos diversos e experiências exitosas na promoção de um ambiente mais colaborativo. Os estudos realizados ao longo dessa pesquisa, permitiram conhecer casos reais de colaboração intermunicipal em educação e explorar quais as principais características que contribuem para que ela aconteça. Parte-se de dois tipos de modelos associativistas: Câmaras Técnicas de Educação (CTE) de Consórcios Intermunicipais e Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). Neste trabalho, são apresentadas as estratégias utilizadas pelos modelos estudados; quais fatores influenciam para a colaboração ocorra; quais os desafios; e quais as alternativas encontradas por cada inciativa.44 p.DigitalPortuguêsFederalismocolaboração intermunicipalregime de colaboraçãoEducação.Consórcios intermunicipais e arranjos de desenvolvimento da educação: fatores motivadores para a colaboração intermunicipal em educaçãobachelor thesis