LUIZ FRANCISCO MODENESE VIEIRAMoraes, Delma Rodrigues2021-09-132021-04-132021-09-1320192021-04-1320192019https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2700A melhoria da performance empresarial é um dos objetivos da maior parte das organizações. Esse estudo objetiva explorar a relação da performance empresarial como o processo formal de planejamento estratégico, flexibilidade no planejamento e cultura de inovação. Os dados primários foram obtidos a partir da aplicação de questionário, compondo uma amostra não probabilística de 101 empresas, em diversas indústrias. As análises foram realizadas através de modelagem de equações estruturais, que propicia a avaliação das interações entre as variáveis de forma simultânea. O estudo utilizou como principal referência o artigo de Dibrell et al. (2014). Os resultados obtidos demonstraram que a performance empresarial está associada à habilidade de planejar a estratégia e flexibilizá-la de acordo com as incertezas do ambiente externo. Comprovou-se também que empresas com cultura voltada para inovação apresentam maiores possibilidades de obter melhor performance com o processo formal de planejamento estratégico. A performance empresarial é positivamente impactada pelo processo formal de planejamento estratégico e a flexibilidade no planejamento, através da cultura de inovação. Os resultados obtidos servem como incentivo para as empresas investirem em planejamento estratégico e cultura de inovação, formalizando esse planejamento e flexibilizando-o de acordo com as mudanças do ambiente externo.71 p.PortuguêsTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.Firm performance. Strategic planning. Planning flexibility. Innovation culture. Structural equations.Performance empresarial. Planejamento estratégico. Flexibilidade no planejamento. Cultura de inovação. Equações estruturais.Explorando a relação da performance empresarial com o processo formal de planejamento estratégico, flexibilidade no planejamento e cultura de inovaçãomaster thesis