O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORVINICIUS PICANÇO RODRIGUESAraujo, Luiza MacedoRazzino, Carlos do AmaralMazier Junior, HernaniLopes, Denise Aparecida Tallarico Guelli2022-10-272022-10-2720152594-9713https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4528O Brasil é cenário de constantes transformações econômicas, que culminam em uma competição extremamente acirrada, refletida em todas as organizações do país. Estas precisam estar sempre atentas a todas as exigências do mercado, caso queiram manter-se vivas. Visto que a satisfação do cliente é crucial para as organizações, o presente estudo de caso aborda a qualidade do produto. A pesquisa é qualitativa e foi desenvolvida em uma empresa de pequeno porte da indústria têxtil na cidade de Franca, interior de São Paulo, fabricante de componentes para lingerie (bojos para sutiãs) O objetivo do estudo é apresentar quais são os principais efeitos decorrentes da implantação de um sistema de controle e Gestão da Qualidade na empresa, de tal forma a verificar qual o impacto específico na ocorrência de peças defeituosas. Com o novo sistema, a preocupação com a Qualidade e a busca da redução de refugo e retrabalho nos processos passaram a fazer parte da rotina dos funcionários da empresa, o que resultou em um impacto positivo sob o ponto de vista de tais peças defeituosas já que houve uma diminuição das mesmas. As propostas sugeridas compõem a etapa inicial de uma implantação de um sistema de Controle e Gestão da Qualidade, sendo necessário posteriormente iniciar um novo processo, com mais ações preventivas e focadas na utilização mais racional dos recursos disponíveis na empresa19 p.DigitalPortuguêsControle de qualidadepequena empresaindustria têxtilImplantação de um sistema de controle de qualidade em uma empresa de pequeno porte da indústria têxtilconference paper