Martins, Guilherme SilveiraNadruz, Raphael2021-09-132019-07-102021-09-1320182019-07-1020182018https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2215Cadeia de suprimentos colaborativa é um recurso estratégico que vêm sendo amplamente adotado por empresas que buscam criar valor e consequentemente obter vantagem competitiva. Relações colaborativas utilizam mecanismos de governanças híbridos, nos quais há uma maior ênfase em mecanismos relacionais, que complementam situações não previstas em contratos, reduzindo os custos de transação. Um dos principais recursos dos mecanismos relacionais é a confiança, que neste trabalho será considerada como variável antecedente e abordada de forma bi-dimensional: Por benevolência (goodwill) e por competência. O principal objetivo deste estudo foi de analisar, através da visão do comprador, da díade comprador-fornecedor, como cada uma das dimensões da confiança impactam nas relações colaborativas e se a colaboração tem impacto positivo para geração de valor na cadeia de suprimentos. Verificou-se que a confiança impacta positivamente na geração de atividades colaborativas, assim como cada dimensão da confiança atua de forma diferenciada na geração destas atividades. Foi também possível verificar que a colaboração tem um efeito positivo na geração de valor da relação, porém nem todas atividades colaborativas contribuíram de forma significativa para geração de valor. Os dados desta pesquisa foram levantados por meio de questionário e os métodos estatísticos utilizados foram os de análise fatorial confirmatória, modelagem de equação estrutural e regressão linear.91 p.Portuguêsrelacionamentos colaborativos; atividades colaborativas; confiança; criação de valorConfiança, colaboração e geração de valor na cadeia de suprimentosmaster thesis