EDUARDO CORREIA DE SOUZAPereira, Gabriel Fongaro De Araujo2021-09-132015-09-142021-09-132015-09-142014https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/688A educação do capital humano passou a ser importante fonte de estudo, principalmente depois que a acumulação de capital humano foi introduzida nos modelos tradicionais de crescimento baseados na acumulação de capital físico. O presente estudo testa, à luz de dados brasileiros, a principal predição do modelo de Aghion (2005), que conforme um estado se aproxima da fronteira tecnológica maior é o retorno(em termos de crescimento econômico) do investimento público em níveis educacionais elevados vis a vis o investimento em níveis educacionais baixos. Em linhas gerais, os resultados encontrados aqui vão na mesma direção dos resultados obtidos pelo teste empírico realizado por Aghion (2005) com dados dos estados americanos.36 p.PortuguêsGasto públicoEducaçãoAlocaçãoFronteira tecnológicaPublic spendingEducationA Alocação dos gastos públicos em educação importa? Uma análise para os estados brasileirosmaster thesis