Manarini, Patrícia Bierrenbach SouzaANA PAULA RODRIGUES DINIZXavier, Wescley Silva2024-10-212024-10-212022https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7145Duas décadas após a criação da Lei n° 12.711, questionamentos e dúvidas ainda residem sobre a política de cotas. Parte dessas questões dizem respeito à hipotética perda de qualidade no ensino, algo que inúmeros trabalhos têm desmistificado. Sobre as dúvidas, destaca-se a superação do caráter elitista historicamente presente nas universidades, que restringia à classe média melhores postos no mercado de trabalho. Diante desse cenário, buscamos discutir algumas nuances do ingresso no mercado de trabalho após a política de cotas. Para tanto, realizamos um estudo de caso, com abordagem descritiva e quantitativa, junto a cotistas e não cotistas egressos da Universidade Federal de Viçosa, que concluíram a graduação entre 2016 e 2021. Os resultados sugerem avanços, especialmente quanto aos níveis de atividade e ocupação quando considerado gênero. Tal reversão não foi observada, contudo, em relação à dimensão racial, com continuidade de desigualdades nos níveis de desemprego e na renda.Digital11 p.PortuguêsCotasMercado de TrabalhoEducação SuperiorInclusãoPolítica de Cotas e Entrada do Mercado de Trabalho: uma análise comparativa entre cotistas e não cotistas egressos da Universidade Federal de Viçosaconference paper