Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.LUCIANA YEUNG LUK TAIGonçalves, Giselle Gomes Costa2019-04-262021-09-1320172019-04-262021-09-1320172017https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2068Nas últimas décadas têm aumentado os números de acidentes fatais envolvendo motocicletas. A cada ano o número de óbitos por acidentes de trânsito crescem em todo o país. O grau de gravidade destes acidentes entre os motociclistas são os mais severos possíveis, e a maioria das amputações realizadas nos hospitais das cidades brasileiras que atendem as ocorrências são de condutores de motos. As mortes envolvem uma parcela produtiva da sociedade, e a maioria das mortes ocorrem entre jovens que não possuem mais de trinta anos de idade. Fato preocupante para as autoridades, já que o Brasil está se tornando um país que vem envelhecendo. O problema do trânsito não é um caso isolado, o problema é macro e envolvem entes políticos, instituições governamentais, o poder público, o poder judiciário, a saúde pública, e principalmente a sociedade como um todo. O trabalho parte da priori que o fator educativo é a solução para este problema e que a mudança de valores pode imprimir no ser humano uma nova cultura e assim se torna imprescindível para melhorar resultados negativos. Este estudo tem como objetivo estudar políticas públicas que evitem acidentem e a possibilidade de utilizar a indenização como medida preventiva para futuros acidentes.45 f.PortuguêsAcidentes de Trânsito; Motocicletas; Mortalidade; Responsabilidade Civil; Restituição Punitiva; Políticas Públicas.Responsabilidade civil e seu impacto em acidentes fatais de trânsito envolvendo motocicletas.bachelor thesis