TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMAnazawa, LeandroGuedes, Marcelo SanchezKomatsu, Bruno KawaokaNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO2023-12-182023-12-182016https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6236Nesse estudo temos como objetivo investigar como condições iniciais da vida das pessoas e fatores de etapas intermediárias estão relacionadas a resultados socioeconômicos posteriores. Utilizando uma base de dados longitudinal única da coorte de Pelotas de 1993, procuramos avaliar os pesos do backgroud familiar, das condições de nascimento e dos efeitos específicos das escolas sobre a escolaridade alcançada. Além disso, procuramos verificar o peso de efeitos de pares sobre os efeitos das escolas. Nossos resultados mostram que, no geral, há forte influência do background familiar e dos cuidados durante a gravidez com resultados posteriores, diretamente ou através dos efeitos de pares nas escolas.47 p.DigitalPortuguêsEducaçãoPrimeira InfânciaDesenvolvimento InfantilA Loteria da Vida: Examinando a Relação entre a Educação da Mãe e a Escolaridade do Jovem com Dados Longitudinais do BrasilPolicy Paper