TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLAROBuggenhou, Walquiria Kiyomi Yuri Backx Van2022-08-172022-08-172019https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4033Este artigo busca compreender se a alta densidade demográfica na cidade de São Paulo é um aspecto desejável ou não para a sustentabilidade do meio ambiente. Entendendo que um dos maiores fomentadores do efeito estufa é o gás carbônico, cuja emissão é oriunda em grande parcela pelo uso de combustíveis fósseis para transporte, o presente trabalho dá especial atenção ao impacto que o adensamento tem sobre o uso do automóvel particular pelos indivíduos. A metodologia utilizada foi uma regressão linear cuja variável resposta era quilogramas de CO2 liberados pelo uso de automóveis e regressores eram a densidade demográfica por distrito de São Paulo e dummies sobre transporte público, como a disponibilidade de estação de metrô, faixas exclusivas para ônibus e corredores de ônibus no distrito. O resultado encontrado foi que a densidade demográfica é uma variável irrelevante para explicar a emissão de dióxido de carbono pelo uso de automóveis em São Paulo, mas que tanto a presença de metrô quanto a de corredores de ônibus tende a reduzir o uso de automóvel e, portanto, a liberação do gás.21 p.DigitalPortuguêsNão informadoO adensamento populacional e sua influência na emissão de dióxido de carbono pelo uso de veículos particulares: um estudo dos distritos da cidade de São Paulobachelor thesisNão informado