ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDITebechrani, Frederico Zamboni2021-09-132015-10-072021-09-132015-10-072010https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/895Desde a criação do Programa de Concessões Rodoviárias na década passada, a concessão de rodovias à iniciativa privada tem sido feita por meio de leilões. Independentemente do formato do leilão, uma questão se repete aos potenciais investidores: como avaliar financeiramente uma concessão? O tradicional método do Fluxo de Caixa Descontado utilizado na avaliação de projetos de infraestrutura não leva em conta as flexibilidades gerenciais de cada projeto. O objetivo do trabalho é aplicar a Teoria de Opções Reais no apreçamento dessas flexibilidades, capturando seu valor na avaliação de uma concessão. Em especial, além das opções de abandono e expansão que são comuns a projetos de diferentes setores, o trabalho avalia a opção de renegociação do contrato de concessão, cujo exercício tem se tornado mais frequente no segmento de concessões rodoviárias.59 p.PortuguêsOpções reaisConcessão rodoviáriaOpção de renegociaçãoReal optionRoad concessionToll roadsRenegotiation optionAvaliação de concessões rodoviárias pela abordagem de opções reaismaster thesis