ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDITebechrani, Frederico Zamboni2021-09-132015-10-072021-09-132015-10-072010https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/895Desde a criação do Programa de Concessões Rodoviárias na década passada, a concessão de rodovias à iniciativa privada tem sido feita por meio de leilões. Independentemente do formato do leilão, uma questão se repete aos potenciais investidores: como avaliar financeiramente uma concessão? O tradicional método do Fluxo de Caixa Descontado utilizado na avaliação de projetos de infraestrutura não leva em conta as flexibilidades gerenciais de cada projeto. O objetivo do trabalho é aplicar a Teoria de Opções Reais no apreçamento dessas flexibilidades, capturando seu valor na avaliação de uma concessão. Em especial, além das opções de abandono e expansão que são comuns a projetos de diferentes setores, o trabalho avalia a opção de renegociação do contrato de concessão, cujo exercício tem se tornado mais frequente no segmento de concessões rodoviárias.59 p.PortuguêsTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMOpções reaisConcessão rodoviáriaOpção de renegociaçãoReal optionRoad concessionToll roadsRenegotiation optionAvaliação de concessões rodoviárias pela abordagem de opções reaismaster thesis