ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTEFlores e Silva, Cristiano2018-03-152021-09-1320172018-03-152021-09-132017201720172017https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1751Na logística urbana, o last mile delivery do centro de distribuição até a casa do consumidor tem se tornado cada vez mais desafiador com o crescimento contínuo da urbanização, em particular nos países em desenvolvimento quando se enfrentam as dificuldades logísticas de distribuição de produtos nas populações de baixa renda. Esta pesquisa apresenta uma abordagem holística de como as empresas distribuem produtos nas favelas brasileiras. A entrega de produtos nesses cenários não é uma tarefa fácil, a alta concentração de lares sem urbanização formal impõe barreiras para encontrar e acessar uma localização específica que, adicionada ao alto número de roubo de cargas, impõe muitos obstáculos nas operações do last mile. Seguindo a metodologia da Grounded Theory, foram identificadas duas dimensões principais: condições e decisões do last mile. Este trabalho ilustra a abordagem proposta descrevendo como as empresas estão tomando decisões, levando em consideração as condições para acessar o last mile nas favelas. A metodologia de categorização utilizada identificou, em quadrantes na Matriz Condições Decisões, as estratégias das empresas combinando o tipo de produto com o tipo de favela entregue. Os resultados mostraram um modelo teórico que ajuda a compreender, através de relações, as práticas de logística urbana dentro de áreas críticas tendo o risco como fator central de vulnerabilidade nas entregas. Concluindo que as condições levam a variações nas práticas executadas para acessar esses mercados.91 p.PortuguêsTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.Last mile deliveryProcesso de categorizaçãoFavelasEstratégias de distribuiçãoCategorizing processDistribution strategiesLast Mile Delivery em Favelas: um estudo explicativo com empresas brasileirasmaster thesis