GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIROZanardi, Diego Henrique Pinto2021-09-132019-06-112021-09-1320182019-06-1120182018https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2151O presente estudo examina o padrão de concorrência no mercado brasileiro de Tira-Manchas. Especificamente, investiga-se o impacto competitivo da entrada nesta categoria, do fabricante líder em um bem complementar (Detergentes para Roupa). Através da estimação de modelos de vetores auto regressivos (VAR), o estudo estima as curvas de reação que compõe o mercado, com o objetivo de identificar indícios da existência de coalizão de preços. Os resultados sugerem, no entanto, que a entrante com menor poder de mercado na categoria analisada, atua como líder de preço na categoria, enquanto a empresa que criou o mercado acompanha as movimentações da líder.37 p.PortuguêsEstratégia Competitiva; Duopólio; Liderança de Preço; Coalizão em Preços, Concorrência não cooperativaEntrada em mercados complementares: uma análise sobre o padrão de concorrência no mercado brasileiro de tira-manchasmaster thesis