Menezes Filho, Naercio Aquino DeBarros, André Lahóz Mendonça De2021-09-132015-10-222021-09-1320122015-10-2220122012https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1032O objetivo deste trabalho é avaliar a existência do chamado efeito de pares, ou peer effect, na educação brasileira. Entende-se por peer effect o impacto dos colegas sobre o desempenho de um dado aluno. Com isso, pretende-se aprofundar a discussão sobre a qualidade da educação, em particular sobre os determinantes para o diferencial de desempenho de alunos das redes pública e privada. Foram analisados os resultados da prova do Enem 2006 de alunos do estado de São Paulo. Os resultados da análise de regressão indicam a existência do peer effect em alunos do ensino médio de São Paulo e mostram que, depois de controladas as variáveis socioeconômicas e o próprio peer effect, o diferencial de desempenho entre estudantes de escolas públicas e privadas desaparece.32 p.PortuguêsEducaçãoQualidade da educaçãoPeer effectEducationQuality of educationPeer effectUma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médiomaster thesis