Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOBader, Stephanie2018-08-132021-09-1320172018-08-132021-09-1320172017https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1786A educação é um relevante fator de mobilidade social e desempenha também um importante papel no entendimento da diferença de evoluções econômicas dos países, conforme comprovado em vários estudos. No Brasil, a partir de avaliações periódicas constatou-se que, apesar de ter havido um aumento de proficiência no 5º ano do ensino fundamental, não houve continuidade no 9º ano e nem no 3º ano do ensino médio. O presente trabalho tem por objetivo investigar por que isso ocorreu, a partir de dados obtidos no SAEB. Os resultados apresentados permitem concluir, no entanto, que a média de proficiência no 9º ano aumenta a média no 3º ano do ensino médio, quatro anos depois, tomando-se como base uma investigação mais detalhada que contempla variáveis de controle (nível de escolaridade da mãe, compatibilidade da idade do aluno com a série escolar cursada e Unidade da Federação). Assim, esse aumento da média do 5º ano do ensino fundamental deve atingir o 9º ano e o 3º ano do ensino médio em breve.55 f.PortuguêsEconomiaEducaçãoDados em painéisEnsino fundamentalEnsino médioEconomyEducationPanel dataFundamental educationHigh schoolAumentos no aprendizado no ensino fundamental afetam o aprendizado no ensino médio?bachelor thesis