O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORRossi Júnior, José LuizLaban Neto, Silvio AbrahaoDANNY PIMENTEL CLAROLucci, Cíntia RetzBolzani, Luciana CorrêaCarvalho, Marina Delmondes de2023-07-132023-07-132009https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5750O trabalho apresenta a metodologia utilizada na construção do índice de confiança do empresário de pequenos e médios negócios no Brasil (IC-PMN) e analisa os resultados da primeira coleta realizada no último trimestre de 2008. Os resultados indicam que o empresário brasileiro de pequenos e médios negócios encontra-se otimista com relação à trajetória da economia, mas a crise financeira mundial já começa a afetar a confiança dos empresários. Os resultados também indicam que os empresários demonstram mais otimismo em relação à sua própria trajetória do que em relação ao panorama econômico geral. Além disso, os empresários da região nordeste indicam estar mais otimistas que seus pares em outras regiões.18 p.DigitalPortuguêsConfiançaempresaseconomiaindicadorÍndice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN): Metodologia e Resultados Preliminaresworking paperBEWP 077/2009