NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOVeloni, Renato Preyer2021-09-132015-10-222021-09-132015-10-222008https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1041A dissertação desenvolve, por meio de técnicas econométricas, um modelo para investigar a alocação de recursos entre os diferentes níveis de ensino e seus efeitos sobre o crescimento futuro dos estados brasileiros, levando em conta seus diferentes níveis de desenvolvimento tecnológico. Para isso, é utilizada uma amostra com dados em painel contendo informações dos estados brasileiros ao longo dos anos. Os resultados dos estudos anteriores a este são discutidos, bem como suas metodologias e problemas econométricos, onde se pretende explicar porque alguns deles não obtêm êxito ao relacionar educação e crescimento econômico. O resultado do modelo estimado aqui confirma a hipótese de que o investimento em educação superior é substancialmente mais efetivo em acelerar o crescimento de estados próximos à fronteira tecnológica, sendo possível concluir também que, em geral, os estados brasileiros menos desenvolvidos tecnologicamente deveriam alocar maior volume de seus recursos no ensino fundamental e médio.39 p.PortuguêsEducaçãoCrescimento econômicoAlocação de recursosFronteira tecnológicaEducationEconomic growthResources allocationTechnological frontierAlocação ótima de recursos entre ensinos fundamental, médio e superior no Brasilmaster thesis