Rocha, Ricardo HumbertoKallás, DavidCippiciani, Felippe Aparecido2024-08-202024-08-202022https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6809Objetivos de aprendizagem: Descrever brevemente o mercado brasileiro de crédito; Descrever as modalidades de empréstimos e financiamentos disponíveis no Brasil; Identificar as principais disfunções do mercado de crédito brasileiro; Tomar decisões estratégicas em contexto de incerteza, ponderando prós e contras de cada alternativa.O objetivo principal deste caso é tomar uma decisão estratégica em relação a iniciar uma operação inovadora consultando ou não o regulador com antecedência. Adicionalmente, trabalha conceitos básicos do mercado de crédito brasileiro e modalidades de empréstimos. Para isto, é apresentado um estudo de caso da fintech Geru, uma plataforma online de empréstimos pessoais. É apresentado a história da organização, seus desenvolvimentos, mudanças, dificuldades e como a empresa conseguiu crescer no segmento de empréstimos. O estudo de caso relaciona o tema de crédito, empréstimos e as implicações que os novos modelos de negócios têm trazido para o segmento. Recomenda-se a aplicação do caso para estudantes de graduação e pós-graduação interessados em compreender o funcionamento do mercado de crédito bem como inovações em serviços financeiros e decisões de financiamento, em disciplinas sobre administração financeira, mercado de capitais ou finanças corporativas.Digital10 p.ptGo-To-Market GERU: cautela ou barco na água?