Araujo, Ana Cristina Mendez deOyadomari, José Carlos TiomatsuSlavov, Tiago Nascimento BorgesDultra-de-Lima, Ronaldo Gomes2025-01-302025-01-3020212319-0485https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7333A gestão de custos dentro de pequenas empresas torna-se uma peça fundamental, pois traz aos gestores informações valiosas e geração de conhecimento em relação ao seu negócio. Este trabalho tem por objetivo apresentar evidências no uso do custeio baseado em atividades (activity-based costing [ABC]) em uma microempresa que atua no segmento de academia de ginástica. Em termos metodológicos, optou-se por por pesquisa intervencionista, sendo os dados coletados por entrevistas, observação in loco e mapeamento de processos para mensuração do objeto de custeio e indicações de um modelo adequado para gestão de custos e preços. O processo teve três etapas: a primeira com a compilação dos dados do fluxo de caixa, com a finalidade de apurar e classificar os gastos da academia; a segunda, para custear as atividades, utilizando como método o de custo por atividade (ABC); e a terceira, a partir de uma survey, identificar o grau de importância e de satisfação de clientes, bem como a percepção de valor por parte deles. Os resultados apontam que, dentre os atributos que tiveram maior grau de satisfação, a qualificação do profissional é o que se destaca; na visão dos clientes, eles estão dispostos a pagar por isso e é esse o elemento que tem maior peso nos custos da academia. O trabalho traz como contribuição a análise de modelo de custeio para academias, tendo como limitação que esse precisa ser testado em outras situações além do caso estudado.The cost management within small companies becomes a fundamental part, as it provides managers with valuable information and knowledge generation about their business. This work aims to present evidence on activity-based costing (ABC) in a microenterprise that operates in the gym segment. In methodological terms, an interventionist research was chosen, being the data collected by interviews, observation in loco and mapping processes to measure the cost object and indications of an adequate cost and price management model. The process had three stages: the first with the compilation of cash flow data, with a process of calculating and classifying the gym’s expenses; The second aimed at costing the activities, using the cost per activity method (ABC); and the third stage, based on a survey, to identify the degree of importance and satisfaction of customers and their perception of value. The results show that among the attributes with the highest degree of satisfaction, the professional qualification stands out; in the clients’ view, they are willing to pay for it, which is the element that has the most sig-nificant weight in the gym’s costs. The work contributes to the analysis of the costing model for gyms, having as a limitation that it needs to be tested in other situations besides the case studied.Digital26 p.PortuguêsGestão de custosCusteio ABCPesquisa intervencionistaAcademia de ginásticaEmpresas de serviçosCost managementABC costingInterventionist researchGymService companiesCusteio Baseado em Atividades em uma Pequena Academia de Ginastica: Estudo Intervencionistajournal article10.5935/2319-0485/praticas.v9n3e14656