RICARDO PAES DE BARROSJaeger, Victoria2025-01-292025-01-292024https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7319Este estudo tem como objetivo avaliar a estrutura fatorial de um instrumento de gestão escolar para validar sua capacidade de capturar adequadamente as práticas gestoras e, posteriormente, investigar a relação entre a gestão escolar e os resultados educacionais no contexto brasileiro. Utilizando o Instrumento de Práticas Gestoras (IPG), que mapeia a ocorrência de 140 práticas em escolas públicas, o trabalho identifica variáveis latentes de gestão escolar por meio de uma Análise Fatorial Exploratória e examina a relação desses fatores com o desempenho acadêmico. A análise abrange temas como gestão pedagógica, uso de dados e monitoramento, recursos humanos, administração e identidade escolar. Os resultados destacam a importância de uma gestão escolar eficaz para a melhoria dos resultados educacionais, oferecendo subsídios para a formulação de políticas públicas e o aperfeiçoamento de instrumentos que mensuram a gestão nas escolas brasileiras.This study aims to evaluate the factor structure of a school management instrument to validate its ability to adequately capture management practices and subsequently investigate the relationship between school management and educational outcomes in the Brazilian context. Using the School Management Practices Instrument (IPG), which maps the occurrence of 140 practices in public schools, the study identifies latent variables of school management through Exploratory Factor Analysis and examines the relationship between these factors and academic performance. The analysis covers topics such as pedagogical management, data usage and monitoring, human resources, administration, and school identity. The results highlight the importance of effective school management for improving educational outcomes, providing support for the formulation of public policies and the refinement of instruments that measure management in Brazilian schools.Digital111 p.PortuguêsGestão EscolarPráticas GestorasDesempenho EducacionalEducação PúblicaBrasilSchool ManagementManagement PracticesEducational PerformancePublic EducationBrazilGestão Escolar e Resultados: Aprendizados sobre Práticas Gestorasmaster thesis