TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMBoscov, Camila PereiraGreco, Giovana Madazio2023-05-182023-05-182022https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5622Este estudo buscou avaliar a efetividade de cursos de educação financeira que visam o empoderamento feminino. Para tanto, foram selecionadas cinco alunas de baixa renda participantes do curso de educação financeira da Barkus em parceria com o Instituto Profissionalizante Mangueira. Foram feitas entrevistas com estas mulheres contemplando aspectos como planejamento e controle financeiro, endividamento, motivação e aprendizados com o curso e, por fim, independência financeira e empoderamento feminino. Verificou-se que os principais aprendizados das alunas foram a construção e importância da reserva de emergência, o controle de gastos e o planejamento de futuro. Contudo, também pôde-se observar que um plano para aposentadoria dos responsáveis financeiros e a prática de investimentos ainda não foram bem digeridos pelas alunas, sendo pontos a serem melhor explorados para adequação de futuros cursos. Após a realização de uma análise qualitativa, concluiu-se que a alfabetização financeira de mulheres de baixa renda é imprescindível, sendo os cursos medidas efetivas no empoderamento feminino.DigitalPortuguêsEducaçãoFinanceiraEmpoderamentoVulnerabilidadeIndependênciaEfetividade de um curso de educação financeira para mulheres de baixa rendabachelor thesisLiteracyFinancialEmpowermentVulnerabilityIndependency