O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORPAULO FURQUIM DE AZEVEDOGarcia, Carolina Policarpo2022-12-172022-12-172015https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5052Fusoes e aquisicoes afetam incentivos para diversas escolhas estrategicas. A literatura empırica, contudo, concentra-se quase exclusivamente nos efeitos sobre precos e quantidades, desconsiderando efeitos sobre a qualidade dos produtos. Este estudo responde a esta questao ao analisar cerca de 120 Instituicoes de Ensino Superior (IES) adquiridas por redes educacionais, em um setor em que a qualidade e observavel. A analise dos efeitos foi dividida em tres etapas: (i) efeito medio da aquisicao, (ii) efeito dinamico e (iii) avaliacao por rede adquirente. Os resultados indicam que a aquisicao esta associada a um efeito medio positivo sobre indicadores de qualidade. Os resultados sugerem tambem que o efeito dinamico e heterogeneo, sendo mais rapido sobre o numero de Doutores e observado apenas apos dois anos no total de matrıculas e ingressantes. Alem disso, a rede adquirente ´e relevante para avaliacao dos efeitos da aquisicao, de modo que os resultados podem ser distintos a depender das caracterısticas de quem compra a IES. Os impactos encontrados sao validos utilizando diferentes especifica¸coes de modelos e indicam a necessidade de se considerar efeitos sobre a qualidade na analise de fusoes.20 p.DigitalPortuguêsfusões e aquisiçõesqualidadeensino superiorefeito redeImpacto de fusões e aquisições sobre a qualidade do ensino superiorconference papermerger and acquisitionsqualityhigher educationchain effection