O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORDANNY PIMENTEL CLAROLaban Neto, Silvio Abrahao2022-10-122022-10-12201119827849https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4261Este artigo trata do impacto das redes informais na melhoria no desempenho de vendedores. Redes informais criam uma estrutura que supera a hierarquia formal de uma organização. O foco deste artigo está na rede de aconselhamento e em duas estruturas de rede que têm impacto no desempenho. A pesquisa observou vendedores que desenvolvem uma estrutura coesa, de acordo com a visão de James Coleman, ou uma estrutura que contém buracos estruturais, segundo Ronaldo Burt. Foi incluído também no modelo de análise a questão da força dos laços, de acordo com o trabalho seminal de Mark Granovetter de 1973. Dados censitários de uma organização foram coletados de cerca de 500 funcionários de uma empresa fornecedora de material para a produção agropecuária que conta com 23 filiais. A estimação de uma amostra de 101 vendedores desta empresa mostrou a importância de estruturas coesas, mediante a métrica de centralidade de grau, para as três medidas de desempenho dos vendedores. Laços fortes têm também impacto positivo no desempenho, o que sugere a importância da construção destes laços com membros da rede. Idade, tempo de casa e nível educacional também são suscetíveis de causar impacto no desempenho. Estes resultados implicam que a empresa deve estimular contatos entre colaboradores, para permitir a melhor difusão de informações técnicas e comerciais.p. 498-512DigitalInglêsredesgestão de vendasdesempenhocentralidadeSocial Networks and Sales Performancejournal articlenetworkssales managementperformance; centralityhttps://doi.org/10.1590/S1415-65552011000300008315